Sobre o Grupo



NÓS MOSAICO é um grupo de teatro da comunidade de Paraisópolis que trabalha com performances poéticas, criando cenicamente novos conceitos a textos de autores clássicos e contemporâneos. Sua trajetória teve inicio em 2010 dentro do Programa Vocacional de Teatro sediado no CEU Paraisópolis, mas se consolidou como grupo em 2012. Tem como objetivo FAZER arte e ser capaz de produzir e oferecer trabalhos de qualidade para a sua comunidade.
Trajetória (por Marcelo Sousa)
Tudo começou em 2010 no Programa Vocacional de Teatro sediado no CEU Paraisópolis. Lá recebíamos orientações de artistas profissionais e chegamos a ter o total de 10 artistas amadores transitando em nossas pesquisas, mas cada um estava ali para desenvolver seu lado artístico ou algum trabalho em especifico, então naturalmente deixavam o vocacional após a troca e as orientações terem acontecido. A ideia de formar um grupo interessava á todos mas não vingava. Até que me percebi sozinho com meus ideias de fazer arte em grupo, mas então conheci a Rayane Santos e juntos começamos a desenvolver trabalhos usando os temas das pesquisas que eu ja tinha começado com a antiga turma e então apresentamos cenas fragmentadas que batizamos de "Terror Nonsense " com a intensão de futuramente levantar um espetáculo que falasse sobre alienação e consumismo a partir da nossa perspectiva. Foi algo bem experimental que apresentamos pouquíssimas  vezes até porque continuávamos presos a ideia romântica de formar um grupo com grande quantidade de pessoas e fazer "O" espetáculo, mas mais tarde percebemos que essa ideia e as tentativas sem sucesso só estavam nos atrasando

Somos um grupo independente, tudo o que fazemos é pensado e criado por nós e obviamente os gastos saem dos nossos bolsos. Às vezes contamos com a direção de alguns profissionais amigos que nos mostram um caminho para a ideia que queremos trabalhar como aconteceram várias vezes quando contamos com a ajuda de Miriam Castilho e Roberto Cezzaretti, atores e professores da oficina de Teatro do Programa Einstein na comunidade de Paraisópolis. 

O grupo é aberto pra quem quiser chegar, trabalhar sua ideia ou dar opiniões e sugestões sem necessariamente ter a obrigações de estar ativamente dentro do grupo, foi o que aconteceu com a Thais Barros, atriz da Cia.TP (Companhia de Teatro de Paraisópolis) que participou do processo criativo e se apresentou com a gente em algumas performances, o que também aconteceu com a Jussara, a escritora de Paraisópolis que trouxe um de seus textos para ser trabalhado e até atuou com a gente, nessa mesma performance também contamos com uma linda poesia da Jessica Queiroz, atriz  e poetiza de Ermelino Matarazzo. Essas são só algumas das várias participações que vieram acontecendo durante a nossa trajetória. Por mais que sejamos eu (Marc3lo) e a R4y Santos o "grupo" em si, nós não estamos sozinhos nisso, logo, não nos preocupados se 2 pessoas é ou não a forma tradicional para sermos considerados um grupo, nos preocupamos mesmo é em FAZER o que chamamos de arte e oferecer a todos que nos assistem o que acreditamos que há de melhor dentro de nós mesmos, porque afinal de contas Todos Nós Somos um Mosaico.

Marc3lo Sousa
NAS ARTES VISUAIS:Formou-se Desenhista/arte-finalista, pela "Fundação jovem aprendiz" em 2010. 

Desenhista/Animador, pela Oficina de Animação do "Instituto Criar de TV,Cinema & Áudio Visual" em 2012.

NA MUSICA:

Também teve vivencias na área musical,
Estudando Saxofone e percussão no Colégio Santo Amério, através da "Orquestra sinfônica Esther Hazar", se apresentando com a mesma. C
antando e tocando bateria no grupo musical de maracatu "Calango Urbano" do programa PEC. 

NO TEATRO:

Realiza trabalhos teatrais desde 2009 em são paulo e formou-se em Artes Dramáticas no ano de 2013 pelo Senac Lapa Scipião. Entre performances e proclamações de poemas participou dos espetáculos: 


•   2013 - “Mas... Ele me ama”.  Criação Coletiva
Grupo Quereres de Teatro - Direção: Marcelo Peixoto.

•   2013 - "O Dia em que Túlio descobriu a África" de Ralf Rickli
Cia. de Teatro de Heliópolis. Direção: Miguel Rocha.


•   2013 - “Cidade Paraiso”
Coletivo Foz de Arte. Direção e criação Coletiva

•   2013 - "Caminhador" de Gerson Steves.
Grupo Filhos de Medéia (Finalização do módulo  Montagem Teatral/Técnico em Artes  Dramática do Senac) - Direção: Ligia Botelho


•   2012 - “Absurdamente” A lição dos rinocerontes carecas em cadeiras de oração.
Cinco cenas das peças “A cantora careca”, “A lição”, “As cadeiras”,”O rinoceronte” (de Eugène Ionesco) e “Oração” (de Fernando Arrabal).
 Grupo Filhos de Medéia (Finalização do módulo de Interpretação Teatral/Técnico em Arte Gramática do Senac) - Direção: Walmir Pavam

•   2010 - "Dom Quixote dela Mancha". de Miguel de Cervantes
Grupo de teatro do programa Einstein na comunidade de Paraisópolis(PEC) - Direção: Miriam de Castilho.


•   2008 - Casamento por encomenda. de Serginho CafféCia. Teatral de Paraisópolis (Cia TP). Direção: Coletiva

FACE: https://www.facebook.com/marc3losousa?fref=ts




Acácio Reis
Músico percussionista popular e erudito, cursando o ensino superior em licenciatura em plena Música. 

Participou da turnê do Show "PALAVRA" com o Barracão dos Sonhos, juntamente á Dinho Rodrigues, Celso Viáfora, Sizão Machado, Arismar do Espírito Santo, Webster Santos e Marquinhos Mendonça.

Participou de Workshops com Naná Vasconcelos. Aulas de teatro e expressão corporal com Luci Pereira no período de 2 anos com o musical "Os Saltimbancos" de Chico Buarque de Holanda

Foi Músico erudito da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis com apresentações e Shows com Amilton Godoy e trio (Antigo Zimbo trio), metrôsde São Paulo, MAPS, com Regência do Maestro Paulo Rydlewski.

Atualmente Percussionista da banda "Gabriela Araújo", monitor da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis e Atuando e Musico/ator do Grupo Nós Mosaico.

FACE: https://www.facebook.com/acacioreisoficial?fref=ts

Ray Santos
Começou a sua trajetória artística com interpretações de poesias ainda no ensino secundário. O evento mais marcante daquela época foi a sua participação do FESTILMA (Festival de Interpretação de Leitura Maranhense) em 2004 e 2005 promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz-MA, sua cidade de origem, além disso, participou de diversos recitais realizados nas escolas em que estudou.
Em 2011 conheceu o Programa Vocacional no CEU Paraisópolis, com isso teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com a Cia. Teatral de Paraisópolis (Cia TP) que na época estava em um processo de pesquisas e estudos sobre Clown da qual surgiram às esquetes de "Quando os palhaços choram". Porém ainda em 2011 R4y Santos deixou a Cia. TP para embarcar nas pesquisas sobre o consumismo junto ao Marc3lo Sousa que também passava por orientações no Programa Vocacional, e juntos apresentaram as intervenções "Terror Nonsense", “Lapso da consciência” entre outras dessa parceria que perdura até a atualidade.

Em 2013 R4y Santos se formou em música para teatro (sonoplastia, trilha sonora) pela Oficina Meta Cultural, nessa ocasião conheceu integrantes da Cia Reluz e foi convidada a fazer parte da montagem de um musical com estreia para o segundo semestre de 2014.

FACE: https://www.facebook.com/vocenaomeviu?fref=ts

Tati Alexandre
Atriz, palhaça e produtora. Iniciada na vida artística em 2011 pelo Programa Vocacional de Teatro no Céu Feitiço da Vila e hoje independente nos grupos Teatro de Rocokoz, Movimento Cultural Cruk e Grupo Nós Mosaico. 

Há 3 anos, contemplada pelo VAI, trabalha com o "Movimento Cultural Cruk" fomentando a Arte e Grupos pela Cidade de São Paulo, numa pesquisa particular como pesquisadora de teatro e conhecendo melhor a cidade e outros artistas.
Com o espetáculo Um Show de Variedades Palh
acisticas a circulação pela Cidade e interior de São Paulo entre outras participações como o festival de teatro no Rio de Janeiro em 2014. 

Em 2015 ingressa no Grupo nós Mosaico participando da pesquisa e pequenas mostras de "A madrasta, a faca, o tomate e os fantasmas" peça curta com Fragmentos do livro "Vermelho Amargo" de Bartolomeu Campos de Queiroz. com circulação em saraus pela zona sul e no SESC Interlagos.

FACE: https://www.facebook.com/tati.alexandre?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário