terça-feira, 13 de maio de 2014

Só uma vez, mas foi bom DEMAIS...


O Nós Mosaico tem participação ativa em diversos movimentos culturais de Paraisópolis, e como sempre queremos apresentar em todos, acabamos criando coisas que nem sempre entram no nosso repertório e são apresentadas apenas uma vez, isso de alguma forma as tornam especiais para a gente, pois quando não se tem a obrigação de continuidade é possível convidar artistas de outros grupos e outras vertentes pra preparar e apresentar uma ideia paralela junto com a gente, e é sobre essas "exclusivas" apresentações que falaremos um pouco nesse post.   


R4y Santos e Thais Barros apresentaram em 2011 no Sarau de Paraisópolis a poesia "Umas e outras" de Chico Buarque. O texto é curto e a proposta era encarnar nas personagens de prostituta e beata uma interpretação com diálogos e pausas dramáticas que o fizeram durar alguns minutos á mais.  


No Movimentos Cruk de 2012 que aconteceu dentro do CEU Paraisópolis, fizemos uma apresentação com duas participações especiais, a primeira é o seguinte poema...
  
A BELA E A FERA

Meu vestido rosa tingi de preto, minhas pérolas troquei por rebite, 
meu sapatinho de cristal troquei por all star. 
Desculpa sua princesinha foi embora. Me perdoe, ela caiu na real.
Eu não preciso de um príncipe encantado pra me salvar da torre, 
posso sozinha matar o dragão. 
Não me acorde com um beijo de amor, o despertador já é suficiente.
Não preciso ter medo da bruxa, porque somos tão parecidas e ficamos tão amigas, 
que até aprendi alguns truques (dica: não coma a maçã que te dei).
O que? Eu não estou te escutando. Troquei a valsa pelo hardcore, 
aqui você não pode subir, não posso jogar minhas tranças, 
as cortei e fiz um moicano. 
Agora quer dançar comi- go? Não dá, sabe bate cabeça e scream? 
É disso que eu gosto, e você só sabe ficar no um pra cá, dois pra lá.
Por que eu estou assim? Só queria soltar a fera que ficou anos presa, 
reprimida e sozinha.
Mais uma vez desculpa sua princesinha saiu pra nunca mais voltar.
Um Beijo,
Meu odiado príncipe desgraçado.

 Bacana né? esse poema é da diretora cineasta, aspirante á escritora e atriz Jéssica Queiroz de Ermelino Matarazzo, que nos permitiu apresenta-lo á nossa maneira.

(Conheça o ultimo trabalho de Jessica Queiroz, o Documentário Vidas de Carolina https://www.facebook.com/pages/Vidas-de-Carolina/1406547422890807)


A segunda Participação foi da Jussara carvalho (escritora de Paraisópolis) que fez uma junção do poema "A Bela e a fera" com alguns poemas de sua autoria com direito á interpretação e muito mais...

"Consuta" poesia de Zeca Tocantins

"Consulta" poesia de Zeca Tocantins foi apresentada em 2012 no Movimento CRUK que aconteceu no CEU Guarapiranga. A ideia desse movimento era apresentar intervenções em diversos espaços do CEU. Ray santos e Letícia Souza, que na época era uma das nossas integrante (Saudades Lêh)  se apropriaram de um pequeno buraco com arvores dentro, fizeram um varal compondo um singelo Cenário para apresentação. 



Essa poesia também é curtíssima. Mas conseguimos dividir o diálogo com improvisações que deram mais vida a poesia e as personagens 


O Sarau Paraisópolis do Mês de... foi recheado de fortes emoções, e sem duvidas foi o mais lindo de todos, o Tema Foi BEATLES e tivemos a responsabilidade de montar uma apresentação com a musica YESTERDAY. Isso para nós significou pompa e circunstância, não poderíamos deixar por menos então chamamos o Quarteto Madre Pérola (que no dia foi trio) para tocar a musica durante a apresentação.


A apresentação foi bem singela, Marcelo cantava a musica enquanto Maria Eduarda (Priminha do Marcelo) dançava segurando vários balões em formatos de coração, após cada trecho entrava Thais Barros e R4y santos para pegar um balão, e falar em português o trecho que foi cantado. Foi algo simples e bonito pois a letra da canção e a atmosfera que rolou naquele dia já significavam muito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário